Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2018

O Conflito das Coreias

Como começou o conflito:


A divisão das Coreias tem início na colonização chinesa e japonesa na região.

Mas a divisão atual teve início no fim da Segunda Guerra Mundial onde o Japão se rende aos Estados Unidos. Após esse evento, a Guerra Fria foi a principal causa para a divisão definitiva da região, a ser o norte administrado pela União Soviética (socialismo) e o sul pelos Estados Unidos (capitalismo). A história da separação das Coreias se inicia formalmente com o estabelecimento da República Popular Democrática da Coreia, de orientação socialista, em 1948, e no sul, com a constituição da República da Coréia, um país capitalista.
 Em 1950, ocorreu a Guerra das Coreias que foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu até 1953, e teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, causando apreensão no mundo todo, pois houve um risco iminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.

O Encontro de 27 de abril


Em 27 de abril de 2018, o líder e o presidente se encontraram na fronteira que divide a Coreia. 
 A cúpula entre Kim e Moon aconteceu em Peace House, um pavilhão do lado sul da Zona de Segurança Conjunta (JSA), o único ponto da fronteira militarizada entre os dois países vizinhos, onde soldados norte-coreanos e sul-coreanos ficam frente a frente, segundo antecipou a agência de notícias “Yonhap”.

Representantes dos dois países, voltarão a se reunir na própria fronteira, hoje (04/05), para continuar concretizando detalhes sobre o que será a primeira cúpula intercoreana em 11 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário