Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Era da paz?




O encontro entre as duas Coreias

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un , e o presidente sul-coreano se reuniram Moon Jae-in, no dia 26 de abril, na fronteira entre os dois países para um encontro histórico

Após se cumprimentarem, Kim cruzou a pé a linha de demarcação militar que separa os dois países, de mãos dadas com Moon. Eles foram escoltados até a Casa da Paz de Panmunjom, edifício que abrigará a cúpula localizado na margem sul da fronteira intercoreana e onde foi assinado o armistício de 1953.

Os dois líderes caminharam pelo longo tapete vermelho, enquanto eram recebidos no lado sul-coreano por uma guarda de honra vestida em trajes tradicionais. Eles posaram para fotos ao lado de crianças e cumprimentearam as delegações presentes no local

Segundo a agência Reuters, o ditador norte-coreano escreveu “Uma nova história começa agora – era da paz, desde o ponto de partida da história”, na mensagem.

Kim e Moon começaram sua reunião formal às 10h15, no segundo andar da Peace House

Esta é a terceira reunião intercoreana, após os encontros celebrados em Pyongyang em 2000 e 2007, e marca um ponto de inflexão após a aproximação diplomática que se seguiu a um período de alta tensão na península.

O tema do arsenal nuclear de Pyongyang está no centro da agenda da reunião, após o país obter um rápido progresso em sua tecnologia atômica sob o mandato de Kim. A cooperação econômica entre as duas nações também pode ser discutida.

No sábado, o líder norte-coreano anunciou a suspensão de seus testes nucleares e dos lançamentos de mísseis balísticos de longo alcance.



Fonte: https://veja.abril.com.br/mundo/kim-jong-un-tem-encontro-historico-com-presidente-sul-coreano/

Autores: Rafael Andrade e Renan Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário