Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Kim Jong-un x Donald Trump



Há menos de um ano, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador-norte coreano, Kim Jong-un, disputavam o tamanho do botão nuclear e travavam uma arriscada e, ao mesmo tempo, cômica guerra de insultos.

Agora, o “pequeno homem-foguete” e o “velho senil”, na definição dos dois líderes, articulam a via do diálogo, num encontro direto, possivelmente em Panmunjom, o mesmo local onde, na semana passada, Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se abraçaram, contaram piadas e prometeram livrar a península de armas nucleares.

Diferentemente do presidente americano, Moon se elegeu com a promessa de buscar o diálogo com os coreanos do outro lado de sua fronteira. Disse claramente que não está interessado no Prêmio Nobel, apenas na paz. Mas, ao primeiro anúncio do encontro, republicanos americanos já se apressaram a lançar o nome de Trump ao Nobel, tentando anular a sua ameaça, feita oito meses antes, de varrer a Coreia do Norte com fúria e fogo diante da ofensiva crescente de testes nucleares promovida por Kim.

O ditador vem amenizando o tom provocativo e dá provas de querer sair do isolamento: despachou uma delegação para os Jogos Olímpicos de Inverno e tornou-se o primeiro de sua dinastia a pisar o solo sul-coreano. Mas o que esperar do encontro entre um presidente internamente envolvido em escândalos e agora inebriado pelo título de artífice da paz e um ditador travestido de conciliador?


FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/kim-jong-un-x-donald-trump-o-que-esperar-de-um-encontro-entre-o-pequeno-homem-foguete-e-o-velho-senil.ghtml

(Caio, Millena e Taylaine)



Nenhum comentário:

Postar um comentário